segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dr.Elias Góis deixa o PMDB e Regina Passos sai do DEM

Mudanças históricas começam a configurar o quadro político para 2012.
 

Nas últimas semanas os bastidores da política estiveram movimentados. Filiações, mudanças de partidos, conversas entre autoridades e lideranças resultaram em novidades para o cenário político brasileiro. Em Ribeirópolis não foi diferente, os políticos começam a articular com muita habilidade. Algumas mudanças chamam atenção pelo histórico e perfil dos políticos.

O médico Elias José de Góis, popularmente conhecido como Dr.Elias deixou sua “antiga casa” o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e se filiou ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). Elias preside a Comissão Provisória do PSDB em Ribeirópolis, tendo como vice-presidente George Wallace Faustino Góis.
Dr. Elias já disputou várias eleições contra o grupo liderado pela família Passos e agora está filiado ao partido mais próximo do DEM. Ele poderá ser candidato nas próximas eleições com apoio do diretório estadual. Recentemente, a Comissão Provisória Estadual foi formada por Roberto Goés (Presidente), Antonio Monteiro Neto (Vice-presidente) e José Carlos Machado (secretário geral).
Já a ex-prefeita Regina Passos deixou o Democratas após quase 20 anos no partido, ela foi duas vezes prefeita pelo PFL. Regina assumiu a presidência da Comissão Provisória do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na última semana a convite dos irmãos Amorim, já que o empresário Edivan Amorim é o presidente estadual do PTB.

Novos nomes chegaram ao PMDB, PT, PR e outros partidos no município. O ex-deputado estadual Antonio Passos permanece filiado ao Democratas.


Prováveis

Georgeo Passos, filho de Regina, deixou o Democratas no início do ano e está filiado ao Partido da República (PR) também ligado ao grupo Amorim. Ele é um dos nomes mais fortes dentre os pré-candidatos da oposição.

O grupo da situação ainda está definindo os nomes que terão o apoio da atual prefeita. Já o grupo do ex-deputado Bosco Costa (PDT) poderá lançar um nome para a disputa majoritária ou participar das eleições junto aos situacionistas. O odontólogo Jairo Nascimento é pré-candidato a prefeito pelo PT em Ribeirópolis.

Portanto, faltando menos de um ano para as eleições já é possível visualizar algo diferente e sinais de como será a disputa em 2012 no município. Mas como dizia o saudoso governador mineiro Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Então, vamos aguardar novas mudanças.

É válido ressaltar que quem pretende concorrer em 2012 o prazo para filiações encerrou no dia 07 de outubro e os partidos políticos devem enviar as listas oficiais de filiados à Justiça Eleitoral até o dia 14/10.


Por Franklin Andrade
www.ribeiropolis.net