segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa Junina com os idosos... Isso que é inclusão !

Sábado, 25, os idosos e convidados da Associação de Proteção aos Idosos Drª Maria do Carmo Nascimento Alves, em Ribeirópolis, realizaram mais um ‘São João’ em grande estilo. A festa reuniu convidados e familiares, os quais assistiram a apresentação da Quadrilha Junina ‘Conviver’, uma das mais tradicionais e autênticas do município.
O ‘arraiá do asilo’ aconteceu ao som da sanfona, da zabumba, do triângulo e com a participação de forrozeiros do tradicional pé de serra. A festa foi envolvida com um colorido que sobressaiu a dança, pois até alguns convidados não resistiram e dançaram o xote e o baião.
Adultos, jovens e crianças esquentaram o arrasta-pé que tem a marca singular do ‘Conviver’. A alegria e a harmonia dos idosos atraíram a atenção dos convidados que também assistiram uma rápida apresentação em homenagem ao sofrimento do povo nordestino, em uma encenação emocionante. 

Para a diretora da associação, Maria da Graça, a satisfação dos idosos (participantes) é realizar um ‘São João’ descontraído, autêntico e simples, já que estas são as características centrais da equipe. A “Quadrilha Conviver” já se apresentou em diversos eventos juninos do Estado e notória pela tradição e brilhantismo que encanta multidões. Quem já visitou a casa sabe o verdadeiro valor e talvez um pouco de sua história.
Portanto, ressalto a organização e o exemplo da Associação de Proteção aos Idosos para a sociedade. A casa possui um acervo fotográfico de todas as realizações da casa, que há mais de 20 anos desenvolve um trabalho social que dignifica Ribeirópolis. Aliás, quantas cidades possuem abrigos para idosos, deficientes ou “abandonados”? E aqui temos um espaço decente, que recebe a atenção de profissionais especializados, o carinho de colaboradores e voluntários, além de dispor de uma estrutura física que comprova a verdadeira proteção aos idosos. 

Max de Zé de Toinho participou da festa com toda alegria e entusiasmo de sempre. 
É isso aí !

Por Franklin Andrade