A senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) presidiu, na tarde de ontem, a instalação do Programa Senado Jovem Brasileiro: IV Concurso de Redação e Projeto Jovem Senador. O Programa é uma iniciativa de integração com o cidadão e dá conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Brasileiro.
"Os anos de ditadura militar provocaram o afastamento da juventude da vida política e é louvável que o Senado estimule as novas gerações a conhecer e participar das atividades legislativas, que definem a vida de todos brasileiros", disse Maria do Carmo.
O Programa este ano traz como novidade o Projeto Jovem Senador, que permitirá que os 27 jovens finalistas do Concurso de Redação vivenciem uma experiência legislativa por três dias. Os jovens Senadores receberão assessoria de funcionários do Senado para experimentar a rotina parlamentar, que inclui elaboração de Projetos de Lei, participação de sessões plenárias, realização de pronunciamentos e votação dos Projetos apresentados. Os Projetos dos Jovens Senadores obedecerão a tramitação formal e serão apreciados pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa como proposições reais.
O Programa é viabilizado através de parcerias com as Secretarias de Educação dos Estados, que escolherão a redação entre as finalistas já selecionadas em cada uma das escolas participantes. O concurso tem como requisito a participação exclusiva de escolas públicas estaduais que ofereçam o segundo e o terceiro anos do nível médio e possuam alunos na faixa etária de 16 a 19 anos.
Além de conhecerem o Senado e vivenciarem a atuação parlamentar, os 27 autores das melhores redações de cada Estado serão premiados com notebooks, medalhas e certificados. As escolas participantes também serão premiadas pelas redações de seus alunos. Para aquela cuja redação seja a finalista do Estado, o Senado fornecerá quatro computadores desktop e um kit com publicações técnicas e produções da TV e Rádio Senado, para composição de acervo. Aquela cujo aluno receber a segunda colocação no Estado receberá dois computadores e a que receber a terceira colocação, um. Este ano, o Concurso de Redação traz como tema "O Brasil que a gente quer é a gente quem faz".
"É preciso que as Secretarias Estaduais de Educação renovem, a cada ano, sua adesão formal a essa parceria com o Senado Federal, para que não privem seus alunos de participarem do Concurso e, conseqüentemente, dessa vivência cidadã de ser Senador por três dias", lembrou a senadora. Durante a instalação do Programa, foi eleita para presidi-lo, pelo período de um ano, a Senadora Vanessa Grazziotin (PC do B/AM).
sexta-feira, 6 de maio de 2011
New
Maria do Carmo instala programa ‘Senado Jovem Brasileiro' de 2011

About Max de Zé de Toinho
É Vereador na Cidade de Ribeirópolis, Estado de Sergipe. É graduado em Letras- Português pela Universidade Tiradentes, estudante do Curso de Direito da Unit, Campus Itabaiana, filiado ao partido Democratas, desde 2002, 1º filho do casal Solange Santana Oliveira e José Lima Oliveira (Zé de Toinho). É funcionário público Municipal e exerce suas atividades na Prefeitura Municipal de Ribeirópolis. É o atual Presidente da Juventude Democrata 25 de Ribeirópolis