sábado, 16 de abril de 2011

RIBEIRÓPOLIS: Padre Nilton Cézar fala sobre a Campanha da Fraternidade 2011

Padre Nilton Cezar concedendo entrevista na 93.1 Fm
O município de Ribeirópolis lança projeto em favor do meio ambiente.

Esse ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema: “Fraternidade e a Vida no planeta”. A campanha foi lançada oficialmente no dia 09 de março e objetivo principal é contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos para superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições de vida no planeta.

Hoje, 14, o Padre Nilton Cézar concedeu entrevista ao Jornal da Manhã (FM Itabaiana) apresentado pelo radialista Rosalvo Soares e detalhou algumas ações do projeto “O Meio Ambiente e Você”, que foi lançado no dia 02/04 em Ribeirópolis, bem como sobre o tema e o lema da CF 2011.

O projeto apresenta um diagnóstico sobre o meio ambiente e a realidade local, bem como estratégias de soluções e várias ações que foram planejadas para serem desenvolvidas em parceria com a população, pastorais, professores, igrejas cristãs, secretarias municipais e representantes da sociedade.

“É um assunto de suma importância para toda a humanidade e querem, justamente, fazer uma grande mobilização nacional, acerca, principalmente, do aquecimento global”, frisa Padre Nilton.

Segundo o padre a iniciativa visa despertar atitudes concretas que melhore a nossa relação com a natureza e também a nossa relação com o meio ambiente, em busca de uma melhoria de vida.

“A primeira ação foi o lançamento do projeto que aconteceu no primeiro sábado deste mês. A segunda ação é justamente envolver empresas que possam patrocinar lixeiras, que possam ser colocadas em diversos pontos de nossa cidade. Para que o lixo seja também bem recolhido e exista a possibilidade de reciclagem do lixo. Porque uma cidade limpa já é um grande passo, um grande contributo para evitar doenças”, detalhou o padre.

Durante a entrevista, o pároco lembrou outra importante ação, que é a campanha de conscientização dos agricultores sobre a questão do reflorestamento de áreas devastadas e abandonadas, além da conscientização do uso de agrotóxicos para evitar o uso irregular.

A conscientização contra o desperdício da água e o aproveitamento do lixo reciclável também foram outros pontos abordados e que preocupam a sociedade. “Existe país que estão sofrendo, lutando por um pouco de água. Graças a Deus o nosso país é a maior bacia de água do mundo, os rios, a Amazônia, o São Francisco”, lembra Nilton Cézar.

É válido ressaltar que o lema da Campanha da Fraternidade 2011 é: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).


Por Franklin Andrade
Jornalista