domingo, 27 de março de 2011

Padaria Torquato é destaque no site www.agenteviaja.com

Desde quando começamos a pensar na viagem que faríamos no dia seguinte, @kadydja lançou a ideia de pararmos para comer o que, segundo ela, é “o melhor pão com requeijão do mundo”. Fazia tempo que ela havia experimentado a delícia por indicação do nosso amigo @_marciodantas. Precisávamos provar e foi assim que decidimos fazer um pit stop na padaria Toquato, no município de Ribeirópolis, que fica no Agreste Sergipano, a 91 km de Aracaju.
Ao chegarmos lá, pedimos para experimentar o requeijão (aquele amarelinho, tradicional, produzido no município sergipano de Nossa Senhora de Aparecida) e fomos supreendidos pelo requeijão caseiro (ou de raspa, de tacho). De coloração mais escura, o queijo chega à padaria Torquato vindo da Bahia, mais precisamente de Malhada Nova.
Além do gosto mais apurado, ele é muito mais rico, aliás, é MILIONÁRIO em calorias e, na minha cabeça, cada fatia aproxima o ser humano do enfarte. Mas comê-lo, assim, tão esporadicamente, pode, né? Comemos, o sabor é gostoso e bem forte para quem não está acostumado, algo como servir um acarajé à cantora islandesa Björk. Lembra disso? Hehehe…
Mas optamos mesmo pelo pão com requeijão tradicional. De fato, UMA DELÍCIA para se comer com café, como @Carol_Portugal, com Nescau, como eu, ou com coca-cola, como @kadydja.
Conversa vai, conversa vem, e dona Selma da Costa Andrade, a dona da padaria nos dando a maior atenção. Foi aí que descobrimos que o maior charme da padaria nem é o pão com requeijão, mas as biscoitos folheados Torquato, sobrenome do ex-marido de dona Selma. Ela manteve o sobrenome do ex na padaria e no produto tamanha a fama na região.
As bolachinhas nos foram servidas quentinhas, deliciosas. Cada pacote com 400 gramas custa R$ 2,50 e todos os dias os dedicados Manoel e Valter produzem lá mesmo, na padaria Torquato, entre 40 e 50 quilos. A receita ela não entrega de jeito nenhum, disse que foi aperfeiçoada durante anos, mas os ingredientes são trigo, amido de milho, margarina, coco, leite condensado, leite de gado, açúcar e sal.
Em outros lugares, os folheados também são conhecidos como ’7 Capas’ ou ‘Copa do Mundo’. Mas em Ribeirópolis, todo mundo só come a bolacha Torquato. “Se a gente colocar o mesmo biscoito numa embalagem sem a marca, o povo não quer. Tem que ser Torquato”, nos disse dona Selma.


O quê: Bolachas e pão com requeijão da Padaria Torquato
Onde: Avenida Leandro Maciel, 157, em Ribeirópolis
Telefone: (79) 3449-1499
Funcionamento: De segunda a sábado, das 5h às 20h; aos domingos, das 5h ao meio-dia

Para acabar, uma foto nossa com a gentil dona Selma.


Muito bem... Concordo com vocês !
Encontrei essa matéria em www.agenteviaja.com