sábado, 26 de fevereiro de 2011

Caretas de Ribeirópolis, saibam um pouco mais de sua história.

                Todo ano acontece a mesma coisa, uma semana antes do carnaval o povo ribeiropolense se reúne para festejar a alegria do carnaval de um jeito próprio e todo especial. É uma velha tradição no município, desde a década de 50 quando o Senhor José Robustiano de Menezes resolveu comemorar a folia carnavalesca em sua fazenda .
Assim nasceu os Caretas, um grupo folclórico criado para abrilhantar uma festa na fazenda.    Na realidade tratava-se de uma prévia carnavalesca a qual participava apenas convidados do fazendeiro. Mais tarde a brincadeira se estendeu até  a sede do município, transformando-se na maior atração cultural da Festa de Santos Reis que acontece anualmente em Ribeirópolis.
No início, o Grupo Caretas era formado apenas por homens; atualmente ainda é bem pequeno o número de mulheres fantasiadas durante o desfile . É sempre uma alegria, um grande espetáculo ver o grupo  pela cidade: vestindo roupas femininas, usando máscaras assustadoras e com os corpos pintados de tintas coloridas os ribeiropolenses saem pelas ruas seguidos por uma multidão, dançando, pulando, tocando zabumba, gaitas e pedindo gorjetas a quem encontrar pelo caminho. Uma parte da população segue o cortejo rindo, brincando, outra fica nas calçadas de suas residências esperando ansiosas a passagem do grupo, enquanto as crianças pulam de alegria ou correm assustadas ao ver os caretas, porém, todos são unânimes em expressar extasiados as suas emoções  e o orgulho por fazer parte de uma manifestação cultural que identifica tão bem o passado desse povo.
Os  festejos continuaram, a comemoração particular passou a fazer parte da cultura popular; o que antes era apenas uma simples diversão transformou-se numa belíssima festa. Hoje, a brincadeira carnavalesca da fazenda é a maior representação da tradição cultural da cidade.
                  A Festa dos Caretas ou Festa de Santos Reis reúne milhares de foliões de todos os cantos e recantos, atrai pessoas vindas das diferentes regiões do estado e também turistas de diversas partes do país. É a manifestação cultural mais antiga do município, nela crianças, jovens e adultos,  brincam e se divertem, mantém vivo o espírito carnavalesco da região e torna cada vez mais viva a tradição que há décadas faz do município de Ribeirópolis uma cidade que traz na sua essência o amor aos costumes e as tradições populares. Aqui as pessoas vêem no passado o valor de um povo que luta para manter viva a memória dos seus antepassados, memória esta que faz deste município uma cidade que preserva a cultura. 

Por : MARIA APARECIDA NUNES